RBSH recebeu a classificação B1 no Qualis/CAPES

É com um significativo senso de realização que a Sociedade Brasileira de Estudos de Sexualidade Humana (SBRASH) informa à comunidade que a Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) recebeu a classificação B1 no Qualis/CAPES. Concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a avaliação é uma referência fundamental para a credibilidade acadêmica e direcionamento das publicações científicas, valorizando o impacto do trabalho de pesquisa e impulsionando discussões de alta qualidade.

Desde sua fundação em 1990, sendo o primeiro periódico científico brasileiro dedicado a pesquisas na área da sexualidade humana, a RBSH tem evoluído a cada ano e progredido em número de pessoas interessadas em divulgar suas atuações e pesquisas nesse canal científico específico. O periódico continua a se destacar ao defender o movimento global da ciência aberta (open science) e priorizar a transparência em seu rigoroso processo de avaliação duplo-cego (double-blind peer review). Toda essa experiência e processo asseguram a qualidade e originalidade dos trabalhos publicados, fortalecendo ainda mais a reputação e confiabilidade da revista no campo da sexualidade humana.

A avaliação positiva da RBSH deve ser amplamente celebrada pela comunidade que atua nessa área, pois representa um reconhecimento e valorização de um campo científico frequentemente sujeito a julgamentos e falta de conscientização sobre sua importância para as pessoas e sociedade. Essa conquista marca o início de um novo ciclo de trabalho, que precisará ser colaborativo entre pessoas que atuam na área da sexualidade, comprometidas em sistematizar informações de um campo de atuação, fontes de fomento para pesquisas que auxiliam esses profissionais e a continuidade da manutenção fornecida pela SBRASH ao periódico, pela magnífica dedicação voluntária do corpo de editores, das pessoas avaliadoras e, especialmente, da Diretora Ana Cristina Canosa, que tem desempenhado o papel de Editora ao longo dos últimos 28 anos.

Viva a RBSH!