Alerta sobre revistas e editoras predatórias – SBRASH INFORMA

A Sociedade Brasileira de Estudos de Sexualidade Humana (SBRASH) emite este informe as pessoas associadas e demais membros da comunidade a respeito do assédio perpetrado por meio de e-mails e ligações indesejadas por parte de empresas que oferecem facilidades na publicação em periódicos ou livros mediante à remuneração financeira, bem como promoções e prêmios fictícios.

Tais editoras e periódicos, conhecidos como ‘revistas predatórias‘, garantem a publicação rápida de artigos científicos mediante o pagamento de taxas, sem realizar o devido processo de revisão (https://www.abecbrasil.org.br/novo/2021/12/abec-brasil-alerta-a-comunidade-para-a-atuacao-de-revistas-e-editoras-predatorias/). Essa prática sistemática de publicação, com foco exclusivo no lucro, desconsidera os processos adequados de verificação e revisão das publicações científicas, o que caracteriza esses veículos como predatórios e afeta diretamente a qualidade editorial, que é considerada duvidosa.

A SBRASH alerta que tais ações violam os princípios de boas práticas editoriais estabelecidos nos documentos técnicos da CAPES (Documento técnico do Qualis Periódicoshttp://bit.ly/3kk5w3G) e em publicações de entidades especializadas, como o Committee on Publication Ethics (COPE – Predatory Publishinghttp://bit.ly/3Sqsi6H). Além disso, informamos que os veículos considerados predatórios, mesmo quando registrados em listas de classificação públicas, como o Qualis, ou indexados em bases bibliográficas, estão sujeitos a sanções. Da mesma forma, as pessoas que publicaram seus trabalhos nessas revistas podem ter seus trabalhos rebaixados ou expostos em listas de retratação.

Desde a sua fundação, a SBRASH oferece a Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH), um periódico científico brasileiro dedicado à divulgação de artigos de pesquisa, resenhas e opiniões de autores nacionais e estrangeiros relacionados à sexualidade humana. A RBSH é comprometida em veicular pesquisas e trabalhos científicos com base em princípios éticos e boas práticas editoriais por meio de um rigoroso e transparente processo de avaliação duplo-cego (double-blind peer review) que assegura a qualidade e a originalidade dos trabalhos publicados. Além disso, a RBSH adota o movimento da ciência aberta, garantindo que todo o processo de publicação envolvendo autores, editores e avaliadores seja realizado de forma voluntária, sem fins comerciais.

Todas as publicações e trabalhos relacionados à SBRASH estão concentrados na Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) ou possuem ISBN (International Standard Book Number/Padrão Internacional de Numeração de Livro) vinculado à entidade. A Sociedade esclarece que, em momento algum, estabeleceu parcerias com outros periódicos ou fez a indicação de trabalhos apresentados em seus eventos para publicação em editoras, periódicos ou premiações que não estejam vinculados às realizações e eventos da SBRASH.

Procure sempre entrar em contato com os corpos institucionais responsáveis pela formação profissional e aspectos científicos da SBRASH por meio dos canais de e-mail disponíveis:

Conselho Científico da SBRASH – cientifico@sbrash.org.br
Diretoria de Titulação – André Henrique dos Santos Francisco – titulacao@sbrash.org.br
Diretoria de Editoração – Ana Cristina Canosa – publicacao@sbrash.org.br

Em nome da Diretoria da SBRASH,
André Henrique dos Santos Francisco
Diretor de Titulação e Membro do Conselho Científico