ASSOCIADOS – BENEFÍCIOS

SBRASH – Quais são os benefícios da associação

A Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) foi a resposta de uma história de especialistas que acreditaram em uma Instituição que pudesse promover e liderar o intercâmbio científico entre profissionais interessados no estudo das diferentes dimensões da sexualidade humana, de forma ética e responsável. Foi constituída legalmente em 1986 e ao longo destes anos, a SBRASH e seus representantes realizaram e realizam esforços para o cumprimento de sua missão e seus objetivos, tais como:
• Desenvolver conhecimentos e pesquisas para alicerçar intervenções e novos estudos que promovam a saúde sexual e o exercício dos direitos sexuais.
• Incentivar a publicação de livros, revistas e outros documentos informativos sobre sexualidade humana, utilizando diferentes suportes, incluindo a internet.
• Produzir e publicar a Revista Brasileira de Sexualidade Humana, que narra a trajetória de estudiosos e pesquisadores, através de artigos científicos, ensaios, entrevistas e resumos que inovam e atualizam saberes, bem como impulsionam a busca e efetivação de novos desafios e estudos.
• Atualizar e qualificar os associados através da participação em congressos, cursos de atualização, jornadas, simpósios, seminários entre outros, bem como da promoção e apoio a eventos locais, regionais e nacionais.
• Manter intercâmbios com diversas instituições, entidades, organizações ou conselhos profissionais.
• Emitir o Certificado de Título de Especialista em Sexualidade Humana, nas áreas clínica, social e educacional.

Salientamos que a SBRASH foi a primeira associação cientifica do Brasil multidisciplinar, integrando profissionais de saúde, educação e da área social. Desenvolveu parcerias importantes, as quais é associada: FLASSES – Federación Latinoamericana de Sociedades de Sexología y Educación Sexual e WAS – World Association for Sexual Health. Logo, ser associado da SBRASH é ser membro também da FLASSES e da WAS.
Para fazer parte do quadro de associados da SBRASH, o candidato será avaliado criteriosamente pela diretoria, e o mesmo deverá apresentar comprovação de formação na área de sexualidade humana, com certificação reconhecida pelo MEC, desenvolvimento de atividade correlata, com experiência mínima de 2 anos, publicações, atualizações, entre outras especificações. Portanto, tornar-se membro associado da SBRASH, é fazer parte de uma equipe seleta de profissionais especializados.

Além de contribuições sociais e de intercâmbio de conhecimentos, em vista da absoluta ausência de normatização para qualificação de profissionais que atuam na área da sexualidade, a SBRASH avalia por prova especializada as competências do profissional associado, sendo conferido ao interessado, o Título de Especialista em Sexualidade Humana (TESH). A titulação é única no Brasil, sendo atribuída aos profissionais associados que se submetem a tal avaliação proposta por comissão técnica qualificada.

Composta por associados, a entidade é gerida por uma Diretoria, Conselhos e Comitês, tendo ainda, a participação dos associados como Delegados Estaduais para permitir uma atuação descentralizada no amplo território brasileiro. Todos os cargos são exercidos sem remuneração e os mandatos são conferidos por eleições diretas, com duração de 2 (dois) anos.

DIRETORIA SBRASH Biênio 2023-2024

Presidente – Itor Finotelli Jr.
Vice-Presidente – Laura Meyer da Silva
Secretário Geral– Rodrigo Torres Carvalho de Souza
Diretora Tesoureira – Cristina Hahn
Diretora de Publicações – Ana Cristina Canosa Gonçalves
Diretora de Relacionamento – Keila Kaionara Medeiros de Oliveira
Diretor de Titulação – André Henrique dos Santos Francisco

Documentos necessários à avaliação dos pedidos de Associação à SBRASH.

  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Telefone de contato;
  • Registro Geral (RG) ou Carteira de Habilitação/Passaporte Válido;
  • Diploma(s) de Graduação na área ou área afim;
  • Diploma(s) de Pós-Graduação (Doutorado, Mestrado ou Especialização) na Área da Sexualidade juntamente com histórico escolar que apresente as disciplinas e carga horária;
  • Diploma(s) de Pós-Graduação (Doutorado, Mestrado ou Especialização) em outras áreas;
  • Títulos/Cursos Relevantes na Área da Sexualidade ou áreas afins;
  • Documento/Carteira do Conselho, se houver;
  • Carta de Interesse para pedido de associação;
  • Carta de Recomendação de terceiros de que a pessoa candidata atua na Área da Sexualidade;
  • Comprovar experiência mínima de dois (2) anos desta atuação, não contando estágios e residências (este item pode estar no mesmo documento do item anterior).

Obs. Enviar cada documento em arquivo separado: relacionamento@sbrash.org.br com cópia para sbrashoficial@gmail.com

Rio de Janeiro, 01 de janeiro de 2023.