TESH

QUAL IMPORTÂNCIA DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM SEXUALIDADE HUMANA (TESH)

O Título de Especialista em Sexualidade Humana (TESH), emitido pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), desempenha um papel fundamental ao assegurar a qualificação de profissionais que atuam na área da sexualidade humana. A SBRASH reconhece a importância de estabelecer e emitir títulos para categorias de profissionais com atuações específicas nesse campo, ocupando seu papel como entidade brasileira de referência internacional e credibilidade entre profissionais e pesquisadores.

Essa titulação promove um padrão diferenciado de profissionalismo, na qual a pessoa detentora, demonstra um notório saber na área, tempo mínimo de carreira e o compromisso de estar vinculado institucionalmente à SBRASH, se mantendo alinhada aos valores institucionais, princípios éticos, engajamento social e educação continuada. As ênfases especificam o conhecimento e a experiência que foram avaliadas nessas pessoas, sendo definidas em:

  • Título de Especialista em Sexualidade Humana – Educação Sexual
  • Título de Especialista em Sexualidade Humana – Terapia Sexual
  • Título de Especialista em Sexualidade Humana – Sociossexualidade
  • Título de Especialista em Sexualidade Humana – Reabilitação do Assoalho Pélvico

O TESH é uma titulação oferecida exclusivamente para as pessoas associadas à SBRASH. Institucionalmente, as pessoas detentoras ocupam a categoria de membros titulados em vez da categoria de membros efetivos. Por muito disso, o título é somente válido para aquelas que se mantêm vinculadas à SBRASH. A obtenção do TESH pode ocorrer a partir de duas modalidades:

  • TESH por Prova: para obtenção do TESH nessa modalidade, a pessoa candidata passa por uma avaliação por meio de um teste escrito abrangendo perguntas objetivas e subjetivas sobre diversos temas relacionados à sexualidade humana em seus diferentes aspectos, como clínico, biológico, educacional e sócio-cultural, entre outros. Esse teste é elaborado pela Comissão Nacional do Título de Especialista em Sexualidade Humana. A solicitação do TESH por Prova requer aguardar a publicação do Edital Específico (ainda não publicado), que será divulgado antes da realização do Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, durante o qual as provas serão realizadas.
  • TESH por Titulação: para obtenção do TESH nessa modalidade, a pessoa candidata pode solicitar sua avaliação como especialista a qualquer momento. Ela deve atender aos critérios curriculares e de experiência exigidos no Edital Permanente (ainda não publicado), submetendo uma série de documentos para avaliação pela Comissão Nacional do Título de Especialista em Sexualidade Humana.

Os editais para ambas as modalidades estão passando por revisões e em breve serão disponibilizados. Caso tenha interesse em receber uma notificação por e-mail quando eles forem publicados, você pode enviar um e-mail para a Diretoria de Titulação (titulacao@sbrash.org.br) e solicitar inclusão na lista de editais.