RBSH

CONHEÇA A REVISTA BRASILEIRA DE SEXUALIDADE HUMANA (RBSH)

A Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH) foi criada em 1990 como o primeiro periódico científico brasileiro dedicado à divulgação de artigos de pesquisas e de opiniões de autores nacionais e estrangeiros relacionados à sexualidade humana. Desde a sua criação, a RBSH é o órgão oficial de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Inicialmente, o periódico era publicado em formato impresso (ISSN 0103-6122) e evoluiu para publicação em formato eletrônico (ISSN 2675-1194) em 2008. O periódico recebeu a classificação B1 no Qualis/CAPES, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em 2018 a RBSH progrediu novamente e adotou o movimento global da ciência aberta (open science) e tornou público toda a produção científica publicada desde a fundação e futuras, ampliando o acesso à sociedade nas questões científicas da sexualidade. Mais recentemente, a RBSH evoluiu sua periodicidade para publicação continuada, esse formato acelera os processos de comunicação das pesquisas e aumenta a visibilidade e rapidez no intercâmbio de informações científicas na área da sexualidade.

A RBSH é reconhecida como uma importante fonte de informação sobre a sexualidade humana, sendo direcionada para estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de saúde, educação, sociocultural e outras áreas das ciências. Com a missão de promover o acesso aos resultados de pesquisas sobre sexualidade, tanto para a comunidade científica quanto para o público em geral, a RBSH busca disseminar informações atualizadas e relevantes sobre diversos aspectos da sexualidade humana.

A Revista adota um rigoroso processo editorial, baseado na avaliação duplo-cego (double-blind peer review), o que garante a qualidade e a originalidade dos artigos publicados. Além disso, a RBSH segue diretrizes de boas práticas e inclusão da diversidade, não aceitando condutas antiéticas por parte dos autores ou quaisquer outros participantes do processo editorial.

Como um periódico científico de acesso aberto, todos os conteúdos da RBSH estão disponíveis gratuitamente, sem nenhum custo para o usuário ou sua instituição. Isso significa que os usuários têm permissão para acessar, ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, todos os trabalhos publicados na RBSH são licenciados sob a licença Creative Commons atribuição (CC BY 4.0).

A RBSH é financiada pela SBRASH, sendo todo o funcionamento operando sem fins lucrativos. A Revista não cobra taxas ou encargos dos autores referentes ao processo de submissão, avaliação e edição. O periódico conta com trabalho voluntário de todo Corpo Editorial e Juízes Avaliadores, sendo hospedada em uma plataforma Open Journal Systems (OJS) e contando com suporte técnico e revisão da Empresa Lepidus Tecnologia.

Para conhecer mais sobre a RBSH, acesse o website (www.rbsh.org.br), onde é possível encontrar informações sobre os artigos publicados, informações mais detalhadas do periódico e as diretrizes para autores interessados em submeter seus manuscritos para possível publicação na revista.

 

Para acessar a RBSH acesse: https://www.rbsh.org.br

Para submeter seu artigo acesse: https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/about/submissions

E-mail para contato: publicacao@sbrash.org.br

 

EQUIPE EDITORIAL

Editora Geral
Ana Cristina Canosa (SP) – Centro Universitário Salesiano (UNISAL) – São Paulo, SP – Brasil

Editores Associados
Hugues Costa de França Ribeiro (SP) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Marília, SP, Brasil
Ítor Finotelli Jr. (SP) – Pesquisador independente, sem vínculo institucional – Campinas, SP – Brasil
Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (BA) – Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Salvador, BA, Brasil
Yeda M. A. Portela (RJ) – Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek (IBCMED) – Porto Alegre, RS, Brasil

Conselho Editorial
Ademir Lopes Jr (SP) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa – São Paulo, SP, Brasil.
Alessandra Diehl (SP) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP–USP) – Ribeirão Preto, SP – Brasil
Alexandre Fornari (RS) – Santa Casa de Misericórdia – Porto Alegre, RS, Brasil
Ana Claudia Bortolozzi – (SP) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus de Bauru, SP, Brasil
André H. S. Francisco (RJ) – Núcleo de Estudos de Corpo e Gênero (NECGen/UFF) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Arnaldo Barbieri Filho – (SP) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo, SP, Brasil.
Carmita Abdo (SP) – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – São Paulo, SP, Brasil
Cristiane Carboni (RS) – Faculdade Inspirar – Porto Alegre, RS, Brasil
Mauro L. Barbosa Jr. (RJ) – Faculdade Santa Casa de Belo Horizonte – Belo Horizonte, MG, Brasil
Patrícia Alexandra S. S. do Valle (RJ) – Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Pedro Nobre (Porto) – Universidade do Porto – Porto, Portugal
Rafael Garcia Álvarez (Rep. Dominicana – DOM) – Universidad de Alcalá de Henares – Madrid – España
Regina Gonçalves de Moura (RJ) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Ronaldo Zacharias (SP) – Centro Universitário Salesiano (UNISAL) – São Paulo, SP, Brasil.
Sandra Cristina Poerner Scalco (RS) – Faculdade do Cefi (FACEFI) – Porto Alegre, RS, Brasil.
Saulo Vito Ciasca (SP) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – São Paulo, SP, Brasil
Sidney Glina (SP) – Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) – Santo André, SP, Brasil

Revisão e Normalização
Lepidus Tecnologia

Diagramação
Igor Almeida

Suporte Técnico
Lepidus Tecnologia