HISTORIA DO TESH

TESH

Em 4 de maio de 2003, sob a presidência de Maria do Carmo de Andrade Silva, a Diretoria da SBRASH aprovou a proposta de Jorge José Serapião e encaminhou aos associados uma Carta-Edital em que se comunicava a criação do Título de Especialista em Sexualidade Humana (TESH) e a instituição de seu primeiro concurso (I TESH).
O concurso foi realizado durante o IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana sediado no Rio de Janeiro entre os dias 1 a 4 de outubro de 2003, no Hotel Glória, e foi regido pelo Edital do I TESH. Naquela época a SBRASH patrocinava oficialmente um Curso de Pós-graduação coordenado pelo professor Dr. Nelson Vitiello na Faculdade de Medicina do ABC em São Paulo.
Com vistas à regularização dos antigos títulos de especialista obtidos nessa Pós-Graduação, foram baixadas as Normas de Revalidação dos Títulos de Especialista em Sexualidade Humana da SBRASH. Tal documento considerou que os portadores de diplomas referentes àquele curso poderiam solicitar os novos Títulos conferidos pela SBRASH, ficando dispensados de submeterem-se às provas. Ampliando este critério, estariam também dispensados das provas os portadores de Títulos de Mestre ou Doutor em Sexualidade Humana, outorgados por Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Para esse I TESH constituiu-se uma Comissão Avaliadora encarregada de elaborar as provas. A comissão foi presidida por Jorge José Serapião e seus membros foram Antonio Pereira Bueno Filho, Celso Marzano, Helena Theodoro Lopes, Heitor Hentschel, Jaqueline Brendler, Mabel Cavalcante, Oswaldo Martins Rodrigues Jr., Maria do Carmo de Andrade Silva, Maria Luiza Macedo de Araújo, Paulo Roberto Bastos Canella.
No convite à participação, sugeriram-se os tipos de questões que deveriam ser elaboradas. Tais questões foram elaboradas e as provas foram organizadas pela presidência. A partir deste processo, juntamente com a atualização do Estatuto da SBRASH, foi criada a Diretoria de Titulação com a responsabilidade de promover os concursos durante os grandes eventos promovidos pela Instituição.
O segundo concurso para obtenção do TESH (II TESH) foi organizado e coordenado por Amparo Caridade. A prova ocorreu no X Congresso de Sexualidade Humana em setembro de 2005 na cidade de Porto Alegre. Durante esse Congresso, a Assembleia Geral da SBRASH oficializou o rompimento do convênio de patrocínio da SBRASH ao curso de Pós-Graduação administrado pelo Dr. Nelson Vitiello, no ABC. Assim, somente os diplomas emitidos pelo Curso de Sexualidade Humana, expedidos pela aquela Instituição até setembro de 2005, teriam equivalência ao TESH da Sociedade.
O III TESH foi realizado durante o XIII Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação Sexual (CLASES) em Salvador da Bahia, de 19 a 22 de abril de 2006. Nesse concurso foram instituídas questões teórico-práticas, além das questões de múltipla escolha. Também foi proposto pelo professor Dr. Jorge José Serapião, ao então Presidente da SBRASH, Oswaldo Martins Rodrigues Jr. que conferisse o TESH por notório saber a alguns dos associados.
Desde sua instituição, os títulos de Especialista em Sexualidade Humana são concedidos pela SBRASH nas áreas de Terapia Sexual, Educação Sexual e Sexologia Social segundo as normas constantes nos EDITAIS de cada concurso.
Em Setembro de 2019, em Assembleia ocorrida no XVII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, em Natal, ocorreram mudanças estatutárias em que foi incluída a ênfase em Reabilitação do Assoalho Pélvico, exclusivo para Fisioterapeutas com especialidade em Fisioterapia Pélvica. Foi também estabelecido que os candidatos ao TESH que cumprissem os critérios da modalidade – Por Titulação, poderiam solicitar a qualquer momento, não sendo mais necessário aguardar o período do congresso.
Sempre atentas às demandas da sociedade, as diferentes gestões foram ao longo dos anos desenvolvendo as seguintes edições do Concurso do TESH:

 

TESH LOCAL DATA DIRETORIA DE TITULAÇÃO PRESIDENTE DA SBRASH
I IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana
Rio de Janeiro
2003 Jorge José Serapião Maria do Carmo de Andrade Silva
II X Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana
Porto Alegre
2005 Maria do Amparo Rocha Caridade Jaqueline Brendler
III XIII Congresso Latino Americano de Sexologia e Educação SexualSalvador 2006 Jorge José Serapião Oswaldo Martins Rodrigues Jr.
IV XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Recife 2007 Jorge José Serapião Oswaldo Martins Rodrigues Jr.
Não

houve candidatos

XII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Foz do Iguaçu 2009 Tereza Cristina Fagundes Paulo Roberto Bastos Canella
V XIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Londrina 2011 Jorge José Serapião Maria Luiza Macedo de Araújo
VI XIV Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Rio de Janeiro 2013 Jorge José Serapião Maria do Carmo de Andrade Silva
VII Simultaneamente em Porto Alegre, Salvador e Natal. 2015 Lina Wainberg Iracema Teixeira
VIII Não houve
IX XVI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Campinas 2017 Lina Wainberg Itor Finotelli Jr.
X XVII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Natal 2019 Lina Wainberg Raquel Varaschin
XI XVIII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana Curitiba (Não houve inscritos) 2022 Lina Wainberg Sheila Reis