Atenção
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 997

Gênero em biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docente

Título: Gênero em biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docente
Autor(es): R. Carvalhosa
Ano: 2009
Periódico: Revista Brasileira de Sexualidade Humana
Volume: 20
Número: 2
Páginas: 131-133
Tipo de Artigo: Resenha de Tese
ISSN: 2236-0530
Língua: Portuguese

Resumo: É com competência e objetividade que Maria José S. Pinho, do lugar de professora de Biologia e Pesquisadora de Gênero, constrói sua narrativa discutindo Gênero nos livros didáticos  de Biologia e no discurso de docentes do Ensino Médio. Já na Introdução deixa clara a sua proposta em discutir tema tão complexo, atual e desafiador. Ao orientar o/a leitor/a quanto aos caminhos da sua pesquisa, expõe sua concepção teórico- metodológica, apoiada numa proposta de ciência complexa, mutante, relativa, que busca e discute novos olhares, novos paradigmas, nas Epistemologias Feministas, e nos dispositivos de análise da Análise do Discurso. Expõe também sua criteriosa seleção dos livros a serem analisados (“todos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio-PNLEM distribuídos no ano de 2007 para todas as escolas da rede pública brasileira”). (resumo indisponível, trecho do artigo).

Entrar