A situação atual da educação/orientação sexual nas escolas do município do Rio de Janeiro: dialogicidade ou mutismo?

Título: A situação atual da educação/orientação sexual nas escolas do município do Rio de Janeiro: dialogicidade ou mutismo?
Autor(es): M. B. Jurberg
Ano: 2015
Periódico: Revista Brasileira de Sexualidade Humana
Volume: 26
Número: 1
Páginas: 50-52
Tipo de Artigo: Resenha de Tese
ISSN: 2236-0530
Língua: Portuguese

Resumo: PORTELA, Yeda Maria Aguiar. A situação atual da educação/orientação sexual nas escolas do município do Rio de Janeiro: dialogicidade ou mutismo?. 280 p. Tese (Doutorado) – Universidad Nacional de Rosario, Argentina, 2015. A tese apresenta-se na língua espanhola, por ser um doutorado cursado na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina. A autora introduz o seu trabalho, apresentando uma série de dados estatísticos baseados nos principais problemas sociais encontrados no Brasil que jus-tificam a inclusão da educação sexual nas escolas e o posicionamento do Ministério da Educação ao lançar os Parâmetros Curriculares Nacionais no ano de 1987. Os temas abordados inicialmente são: gravidez na adolescência; idade de ingresso na vida sexual; doenças sexualmente transmissíveis entre os jovens; abuso sexual em crianças e adolescentes; denúncias aos órgãos públicos em relação a preconceitos sexuais; violência contra a mulher; cuidado com a saúde física e sexual do homem e da mulher. Segundo a autora, essas questões podem decorrer de uma carência de informações e orientação quanto aos cuidados pessoais e condutas em relação ao exercício da sexualidade.

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