A disciplina de sexualidade sob o olhar das correntes educativas: análise de um plano de curso

Título: A disciplina de sexualidade sob o olhar das correntes educativas: análise de um plano de curso
Autor(es): Y. Portela
Ano: 2012
Periódico: Revista Brasileira de Sexualidade Humana
Volume: 23
Número: 2
Páginas: 119-132
Tipo de Artigo: Artigos Opinativos e de Atualização
ISSN: 2236-0530
Palavras-chave: sexualidade; ensino superior; correntes educativas; sexuality; graduation; educational tendencies
Língua: Portuguese

Resumo: Com base no aumento de diversos problemas sociais, principalmente aqueles relacionados à gravidez e a doenças sexualmente transmissíveis entre adolescentes, apresenta-se como proposta a necessidade de implantação da educação sexual nas escolas como forma de minimizar tais questões. A introdução da temática sobre sexualidade é um dos caminhos utilizados pelas instituições de nível superior para a efetiva qualificação de alguns seguimentos profissionais, principalmente aqueles que envolvam a formação do professor no curso de graduação em Pedagogia. Este artigo tem como objetivo analisar um planejamento educacional formal – um Plano de Curso. Esta análise tem como base o estudo de diversas correntes educativas que foram submetidas às alterações de acordo com o devir histórico-social; bem como a orientação do Ministério da Educação por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1988). Assim, ressalta-se a importância da inclusão de uma disciplina específica que envolva os temas sexualidade e orientação sexual nos diversos níveis da educação brasileira, mais especificamente nos cursos de formação de professores nível superior, como tendência atual de uma educação democrática, libertadora e transformadora com anuência do Estado, a fim de estimular a reflexão e a possível mudança de comportamento de crianças e de jovens a partir da problematização e do debate das diversas temáticas atuais sobre sexualidade, diversidade e cidadania, inspirado na própria realidade e experiência vivida pelos aprendizes. / Since the increasing of many social problems mainly the ones related to pregnancies and sexual transmissible diseases among teenagers, it presents itself as the need of a sexual education implantation in schools as a way of minimize such questions. The theme introduction about sexuality has been one of the tools used by college institutions to achieve the effective qualification of some professional careers, principally those ones which involve the teacher’s graduation in Education. The current article has as its goal to analyze a formal education plan – a Course Plan. This analysis has as its basis the study of different educational tendencies that was submitted to changes according to the social-historical demand; as well as the Education Department with the Parâmetros Curriculares Nacionais (1988) (National Curricular Parameters – free author translation). So, it’s emphasized the importance of a subject specific inclusion, that involves the sexuality and sexual orientation issues in different levels of Brazilian education, being even more particularly in teachers’ graduation faculties, as a current tendency of a more democratic, open and transformative education with the State absence, with a purpose of stimulating a deep thinking and a possible behavior change among kids and teenagers starting by the problem discussion and the debate of different current issues about sexuality, diversity and citizenship, inspired by the own reality and experience tasted by learners.

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