XVI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana

DETALHES:

  • Data:18 Outubro 2017 - 20 Outubro 2017
  • Local:Instituto Agronômico de Campinas, Campinas, Brasil
  • Website

O CBSH é um evento científico bianual que está na sua décima sexta edição, destinado para profissionais e estudiosos da sexualidade humana, estudantes de graduação de áreas similares e de pós-graduação, representantes e gestores de organizações ou de projetos ligados à sexualidade, autoridades governamentais das áreas de saúde, educação, justiça e outras. Sua característica interdisciplinar explora a pluralidade de investigações e ações que buscam o desenvolvimento científico e social na temática.

Para a décima sexta edição, o prazer foi o tema escolhido pela diretoria eleita para gestão de 2016-2017. A abertura social e a emergente discussão sobre o que é prazer vêm contribuir fortemente para sua distinção de outros fatores relacionados ao bem-estar. O prazer é resultado de relações positivas, consensuais e autônomas, ao mesmo tempo, pode ser veículo e fator motivacional. O prazer é dinâmico e desafia a criatividade e a ciência na sua operacionalização.

A principal contribuição do CBSH é educacional pela disseminação aos profissionais, estudiosos e interessados na área da sexualidade os conhecimentos sobre o tema principal, entre outros assuntos gerados nos últimos anos, mediante a apresentação de trabalhos que serão analisados pela comissão científica. No aspecto político-científico, a ideia é integrar para um trabalho cooperativo transdisciplinar, ao buscar pela desfragmentação e descentralização de saberes, características que dificultaram o crescimento e diálogo na área nos últimos anos.

Nessa edição, buscaram-se profissionais de alta qualificação que mantém um trabalho consistente e interdisciplinar em atuações que transcendem os direitos sexuais e a saúde sexual e reprodutiva para operacionalizar o prazer nas suas diferentes expressões humanas. Ressalta-se a importância do modelo de profissionais que mantém atuações para além da academia, ora em campos sócio-políticos, ora em campos institucionais. Esse dinamismo transcende barreiras técnicas da atuação e convida a repensar um modelo de profissional como um agente de mudança social.

A oportunidade do intercâmbio também é destacada como uma contribuição, possibilitar os interessados em acessar diretamente fontes significativas de trabalho na área. Por muito disso, a localidade foi cuidada de maneira estratégica, sendo escolhida a cidade de Campinas-SP por ser dinâmica com característica de capital, de fácil acesso nacional e custos acessíveis, polo brasileiro tecnológico e científico que concentra muitas ações positivas de crescimento e desenvolvimento.

O evento contribui ainda para renovação do campo, ao proporcionar um acesso diferenciado nas inscrições aos profissionais da educação básica, frequentemente próximos as primeiras informações demandadas acerca da sexualidade; e também a estudantes de graduação e pós-graduação, sendo essa modalidade mais carente de fontes de informação técnica-profissional devido à ausência de disciplinas específicas na formação superior.

Participe do XVI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana (XVI CBSH) e compartilhe conosco mais uma ação significativa em prol da sexualidade humana!

 

 

 

 

 

 

Entrar