Transexualidade: celebração do Dia Nacional da Visibilidade
Dia 29 de janeiro foi celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Há 18 anos que esta data entrou para o nosso calendário e tem o objetivo de dar visibilidade e o devido respeito às pessoas transgênero na sociedade brasileira.
As pessoas trans integram o T da sigla LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, trans e instersexuais). No T estão mulheres trans, homens trans e travestis.
A visibilidade das pessoas trans e travestis começa com o respeito às identidades de cada pessoa.
O respeito TRANSforma o mundo! 🌈
——————-
FIQUE SABENDO:
Pessoas transexuais são aquelas que não aceitam seu sexo biológico, pois se identificam com o sexo oposto.
Na transexualidade, o fator psicológico é predominante.
Algumas pessoas trans têm a necessidade de modificar a aparência por meio de intervenções cirúrgicas e outros métodos que promovam readequações em seu corpo, para que sejam condizentes com sua imagem psicológica.
Mulheres Trans são pessoas com o corpo biológico masculino, que se identificam com as representações sociais de corpo e de gênero femininos.
Homens Trans são aqueles que possuem sexo de nascimento feminino, mas se identificam com representações sociais de corpo e gênero masculino.
Pessoas Travestis vivem uma construção de gênero oposta à designação de sexo atribuída no nascimento, seguida de uma construção física, de caráter permanente ou não, que se identifica na vida social, familiar, cultural e interpessoal, através dessa identidade.
Muitas travestis modificam seus corpos por meio de hormonioterapias ou aplicação de silicone e/ou cirurgias plásticas. Outras, não.
Fontes:
Rede Nacional de Pessoas Trans – Redtrans
Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA)