Janeiro é o mês de atenção à saúde mental
E porque Janeiro Branco?
No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais.
E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
A SBRASH apoia a campanha que visa chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Idealizada pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, o @janeirobranco ganhou vida em Janeiro de 2014 quando psicólogos(as) de Uberlândia (MG) foram às ruas, às instituições e às mídias da cidade para falarem às pessoas sobre “Saúde Mental”, “Saúde Emocional”, “sentido de vida”, “qualidade de vida” e “harmonia nas relações humanas”.
Em sua 9ª edição, a campanha este ano faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global: #o mundo pede saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia interrompeu serviços essenciais de Saúde Mental em 93% dos países do mundo e, ao mesmo tempo, intensificou a procura por esses mesmos serviços. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Instituto FSB, 62% das brasileiras e 43% dos brasileiros afirmaram que a saúde emocional ‘piorou’ ou ‘piorou muito’ durante a pandemia.
A SBRASH convida todos os profissionais a participarem da campanha #janeirobranco. A sua divulgação é fundamental para que mais pessoas tenham acesso aos serviços.
Acesse o site da campanha para saber mais: https://janeirobranco.com.br⠀
E aí? O que você faz para cuidar da sua Saúde Mental e da Saúde Mental das pessoas próximas a você?