Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher
Vinte e cinco de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999.
A data surgiu em decorrência do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, que foi criada durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.
O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana e que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador Rafael Trujillo.
A data tem o propósito de alertar as mulheres para o exercício dos seus direitos e para os efeitos negativos de diversos tipos de violência, como o assédio sexual e o feminicídio, a que mulheres são submetidas.
A primeira lei do País voltada para a temática em específico foi a Lei Maria da Penha, que entrou em vigor em 2006 e cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Já em 2015, entrou em vigor a Lei do Feminicídio, que é voltada para crimes de homicídio cuja causa é associada ao fato da vítima ser do sexo feminino.
De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica.
A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.
Não se cale. Denuncie! As denúncias podem ser feitas pelo número 180 e em qualquer delegacia.